Projecção


Em psicologia, projecção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s). De acordo com Tavris Wade, a projecção psicológica ocorre quando os sentimentos ameaçados ou inaceitáveis de determinada pessoa são reprimidos e, então, projectados em alguém [Wikipedia]


A projecção é uma acção praticada por todos nós em diferentes níveis. A projecção está em cada ensinamento, na educação, na sociedade, em tudo que envolve o meio ambiente.


Nas minhas conversas ou relações inter-pessoais, tento sempre manter um certo cuidado no que diz respeito a minha opinião sobre determinado assunto referente a outra pessoa, bem como a opinião da outra pessoa em relação a mim.


Do meu lado, quando me fazem a pergunta, "o que devo fazer..." ou, "achas que devia fazer isso..." eu pergunto sempre a esta pessoa o que sente que deva fazer. Esta pergunta é feita precisamente para evitar projecção do meu ser para o outro lado. Não significa que não possa dar opinião, mas existem situações que são particulares de cada SER vivente.


Por exemplo, para a minha personalidade, não sou de chorar por muito tempo pelo problema, é minha característica RESOLVER, e muitas vezes posso ser até radical. É minha filosofia ser feliz, neste sentido, não gosto de situações prolongadas de sofrimento desnecessário. Estando do lado de fora da situação, a ideia de resolução pode não ser a melhor para o outro lado, dado que é inatingível saber o nível de importância que o assunto tem para a pessoa em causa. Quando damos muitas vezes a nossa opinião, projectamos a nossa PESSOA, só que quando as consequências chegam, não é sobre a nossa pessoa que se manifestará.


A projecção, vêm de várias formas, opiniões, pensamentos, sugestões até mesmo em discussões. Esta projecção não vem só das pessoas, mas também das emissões em massa, que tentam definir uma forma de pensar, agir, vestir, em suma, qualquer tendência.

A projecção ocorre muito vezes quando as pessoas se apaixonam. Muita gente apaixona-se e torna-se cega não porque o cônjuge esconde algo, mas porque projecta o que acredita que a pessoa É. Muitas pessoas nas relações, projectam muito as suas expectativas amorosas sobre o parceiro/a, o que leva muitas vezes a fazer exigências que ultrapassam o SER da parceiro/a.

Toda projecção tem subjacente os medos, experiência, ego e todas outras emoções positivas ou negativas que a pessoa tem. Logo, é muito importante conhecer a si próprio para saber distinguir quando está a ser alvo de projecção e quando está a projectar sobre os outros.

Comentários